terça-feira, fevereiro 20, 2007

VEM AÍ AS BRUXAS…

Mais um fim-de-semana dedicado ao Kyusho…

Depois de uma semana a perder o meu tempo a falar de Kyusho num fórum, a ouvir (ler) coisas do género:
Ah o Dilllman não conseguiu apagar a jornalista…
Ah o gajo dá explicações ridículas…
Ah o Kyusho não resulta…

Posto isto, apenas me restou convidar as pessoas a participar num encontro de Kyusho.

Resultado?

Não apareceram…

Infelizmente esta é a dura realidade das artes marciais em Portugal, o pessoal fala, fala, mas não os vemos a fazer nada.

Será que as pessoas não se cansam e não se olham ao espelho?

É tão fácil falar e questionar de uma forma gratuita, o mais difícil é ver “in loco”, sentir.

A expressão “uma coisa é falar de toiros, outra é toureá-los” aplica-se tão bem nas artes marciais. O que nos adianta andar a discutir a eficácia de sistemas em fóruns, quando na realidade não somos capazes de provar por A + B a eficácia do “nosso sistema”. Eu não acredito em sistemas bons e sistemas maus, para mim, o que faz um sistema bom é o seu praticante.

Como é possível uma pessoa vir a público, questionar de uma forma tão acesa algo que nunca experimentou?

Neste momento existe uma expressão que eu considero no mínimo asinina “Karate esotérico”.

Qual será o significado que se pretende dar a esta expressão?

Qual será a ideia que se pretende dar em relação a estes praticantes?

Será que esta é uma nova raça de praticantes de Karate?
Antes tinhamos os ditos dinossauros (tradicionais), depois surgiram os pipocas (competidores) e agora surgem os bruxos (esotéricos).

Por mim era pôr todos os bruxos na fogueira, claro, sob a orientação superior da Igreja oficial. Mas o Santo-Padre não é também de uma linha esotérica?

Será que as pessoas que vem de linhas esotéricas deixaram de crer na sua doutrina?

Bem, existe muita gente que está ansiosa que eu comece a falar mal de certos estilos e instrutores. Mas não, recuso-me a falar mal (pelo menos aqui) por uma questão de respeito.

A maioria das pessoas nem sabe o que anda aqui a fazer.

Deambulam de um lado para o outro. Se há duas semanas foram fazer um estágio com o O-Sensei da sua organização, decidem fazer o dito Karate tradicional, no entanto, como a semana passada houve um “workshop” sobre o rendimento desportivo, esta semana vão utilizar um cronómetro e dar aulas de Karate pipoca.

Bem, para semana continuo com este tema, pois já se faz tarde e eu tenho que imolar um bichano em honra de uma Deidade, antes que a lua esteja no seu zénite.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Ramalho, realmente é pena que as pessoas não apareçam, sobretudo quando são tão lestas na critica fácil. Eu quando tiro o ponto, costumo dizer: Sá faz falta quem está!
Realmente tenho pena que não tivessem aparecido, e como muito bem diz, é sintomático de uma certa forma de estar na vida.
Um abraço deste seu amigo,

KI Portugal disse...

Bom,
como já disse muitas vezes em privado, as pessoas para evoluirem em artes marciais tèm que desligar o computador e ir para o centro de prática. Assim como vao vestidos, se têm gel, se sao bonitos ou feios nao influencia nada no seu desempenho marcial...treinar sim! Se esses factores tivessem influencia o Joao Ramalho, aliás, o SENSEI Joao Ramalho era um artista marcial misero!

Anónimo disse...

até que enfim que metes a tua fotografia ... agora já sei quem tu és!