domingo, fevereiro 11, 2007

Bunkai (5)

Aplicações Oficiais

Bem, se ainda tiverem a coragem de ler isto, digo-vos desde já que está quase a terminar a história das Bunkai.

Este tipo de aplicação (Aplicações Oficiais) na minha opinião é a mais importante, porque esta aplicação é aquela aplicação que se deve fazer e só se pode fazer.

Esta aplicação é a aplicação que limita todos os praticantes, porque não interessa que o aluno saiba mais, e é uma maçada se o aluno começa a pensar sobre o que anda a fazer.

A todos os instrutores que lerem isto, só recomendo isto:

Não deixem que os vossos alunos saibam mais do que é oficial, pois pensar e incentivar a pensar é perigoso para o sistema e para nós, pois imaginem se eles começam a saber mais do que nós.

Vamo-nos manter na mediocridade, já somos cintos negros, já nos chamam Sensei, para que é que vale aprendermos mais?

Bem o que está escrito em cima não fui eu que escrevi. Algum hacker tomou conta do meu teclas e escreveu isto, porque eu não sou tão cretino para escrever isto, ou sou?

Bem, acabando com isto de uma forma séria, na minha opinião devemos analisar a Kata/Bunkai de uma forma séria.

Kata/Bunkai é uma forma de treino que nos é transmitida ao longo do tempo.
Eu sei que isto poderá chocar algumas pessoas, no entanto esta é a minha opinião e respeito quem não concorde.

O Karate não foi criado para as pessoas combaterem lutadores experientes… o meu amigo Jorge Rosa diz que não, pois um sistema só poderá ser eficaz se for testado contra lutadores experientes. Sim, mas isso aplica-se a sistemas que são criados por lutadores para combaterem lutadores, como é o exemplo das escolas de Ju-Jutsu, Batto-Jutsu, Iai-Jutsu e etc..

3 comentários:

Anónimo disse...

concordo a 200% contigo!

Não se deve ensinar mais do que o oficial... alias, com as tuas postagens as pessoas ficaram a saber que existem outras além das oficiais! É uma quebra de segurança muito grande!

um último pensamento: treina, treina! :)

Anónimo disse...

Até há daqueles que não levam seus alunos a treinar com os mestres mais graduados, para "Não criar mais Confusão" nas suas cabeças....
E nunca vos apareceram "mestres" que ensinam no mesmo estágio, a mesma kata de maneiras diferentes?Ou que de ano para ano os esquemas dos estágios pouco variam, e existe aquela sensação de "dejá-vu"?
Por outro lado lado existem aqueles que consideram que certos "segredos" são demasiado preciosos, não se deve dar "perólas a porcos" que não saberão reconhecer o seu valor e o utilizarão levianamente.....

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.