terça-feira, abril 03, 2007

Estágio Tui-Te e Tui-Na

¡Olá cariños!
Acabado de chegar das lides marciais da terra de Nuestros Hermanos.

Apesar de ter recebido um convite via SMS para treinar uma (1) hora no Sábado em Coimbra, não pude negar a minha participação num evento em Madrid com o Mestre Evan Pantazi, o tema do estágio?
No dia 31 (Sábado) Tui-Te
No dia 01 (Domingo) Tui-Na
Apesar de poder ir sozinho, tive o prazer de levar o meu amigo Shaolin Soccer no seu carro. O rapaz é muito simpático e bem parecido, no entanto… já lá vamos.

Com uma chegada um dia antes do treino e algumas horas de vantagem em relação ao meu amigo Ricardo Gama, lá fomos nós às compras ao Corte Inglês das artes marciais, aproveitei para trazer umas películas que não consegui sacar daquele abençoado site da mula electrónica. J

Bem, agora a falar a sério. Depois de a noite anterior termos ido a um restaurante africano, lá marcamos presença no seminário de Tui-Te. Para aqueles que certamente não se lembram, Tui-Te é uma arte marcial mais ou menos de Okinawa, para alguns existe a teoria que o Karate que se fazia antigamente, era uma amálgama de artes marciais Chinesa (Kenpo) com alguns elementos de Tui-Te. Enfim, para próxima escrevo um pouco mais sobre isto. Se quiserem ver um pouco de Tui-Te cliquem nos vídeos.

Percorremos as diversas técnicas do curriculum técnico de Tui-Te nas diversas variantes (como defesas, contra-ataques, etc.). Desvendaram-se “segredos” em relação à potencialização destas técnicas, a importância do Neko Ashi Dachi, enfim, grande parte das pessoas não sabe do que falo, pois provavelmente não experimentou. É pena…

Durante o intervalo, deu para falar com as diversas pessoas presentes, como diz o Sérgio: “Só o facto de vir aqui, trocar experiências e falar com praticantes de diversas artes marciais, vale a pena o esforço”.

No final do treino, foi pedida uma revisão das técnicas com tentativa de disfunção a rondar o KO. É claro que o amigo Ricardo Gama e eu conseguimos pôr-nos a ver a luz ao fundo do túnel, quanto ao amigo Sérgio Repas, esse é que foi o REI, ia apagando os amiguinhos dele.

Na noite de sábado fomos brindados com um jantar de convívio e depois ainda deu tempo para dar uma saltada a uns locais de entretimentos (ver fotos).

Domingo, teve lugar a parte de Tui-Na. O que se abordou foi os diversos métodos curriculares de reanimação e harmonização. Fica-me na memória a carinha de certos indivíduos, confrontados com certos tipos de exercícios. Foi muito pedagógico (ver fotos).

Realmente, grande parte das pessoas não percebe a quantidade de informação que se recebe, o preço deste estágio em que se abordou apenas um nível do curriculum da KI, é o mesmo que o estágio em Portugal, onde provavelmente se vão abordar todos os níveis.

O melhor é o pessoal aproveitar, porque a chucha está a chegar ao fim.

Em nota final, lá consegui fazer umas alterações ao blog. A ideia genial podia ser minha, mas não, tirei as ideias do E-Karate. Deixo também aqui os meus parabéns (tipos de bués atrasados) a esse site e às suas administradoras. Tem dado um excelente contributo ao Karate nacional com artigos de qualidade a rondar o excelente. Pronto agora é que me vendi à influência dos média, quando me virem podem cuspir-me na cara.

Sem comentários: