quarta-feira, novembro 22, 2006

Kyusho em Novembro

Mais um grande fim-de-semana dedicado ao estudo e partilha da nobre arte (Kyusho).
Depois de mais um mês sem a presença do Faísca em Portugal, lá comecei a minha alegre peregrinação de Norte a Sul na Tugalândia.

Com uma humilde presença de 8 artistas marciais deu-se início a mais um encontro no norte do País. Esta foi a 3 iniciativa do Kyusho nesta zona,

Deu para rever velhos amigos e ganhar novos amigos, que se juntaram para partilhar experiências e aprender mais “algumas coisitas”.

Nesta sessão o meu querido amigo deu-me a oportunidade de transmitir a primeira parte do Nível-1 (Reanimação neurológica), aquela que eu considero como a primeira experiência de Kyusho á seria. Só sentindo aquela onda de energia a passar de um lado para o outro é que se pode compreender o que eu quero dizer.

Adiante…neste grupo já se começou a ver umas transferências de energia a rondar o eficaz (não é Sensei Campos?).

Apesar de este grupo estar a dar os primeiros passos (como todos nós) no Kyusho, vê-se que existe uma vontade enorme de aprender, experimentar e partilhar esta nova experiência marcial.

Ao Mestre José Mendes pela sua simpática hospitalidade e pela escolha do restaurante onde comi umas excelentes “tripas”, o meu muito obrigado.

Na chegada a Lisboa (tardia, diga-se de passagem) ainda deu para ver o meu amigo Sensei Jorge Rosa no parque de estacionamento muito bem acompanhado.

Deu para cumprimentar ainda que muito de fugida os mestres Kobaiashi de judo e o mestre Shiomitsu da Wado Ryu.

Foi pena ter sido de fugida porque gostava de falar um pouco com estes SENHORES das artes marciais e desejar uma boa viagem aos senhores.

No domingo lá se realizou mais um treino do grupo de estudo em Alvalade.
Para minha grande surpresa este grupo está cada vez maior e as ovelhas negras (leia-se gi-preto) estão a aumentar.

Devido ao estado de masoquismo avançado deste grupo, deu para ser abordado diversos níveis do programa, mas para mim o mais importante foi o teste que se deparava neste encontro:

Será que as m… das politiquices iriam afectar este grupo?
A resposta foi não. Este projecto é importante por causa disso mesmo. Independentemente das inclinações politicas dentro do mesmo estilo, as pessoas juntam-se para partilhar informação e aprender uns com os outros.

Foi bonito ver pessoas de velhas e novas associações, algum pessoal da JIP (tudo isto carneirada de Goju), foi bom rever o mestre Rui Gouveia e alguns elementos de Shito Ryu.

Creio que o próximo passo será divulgar o Kyusho por outras artes marcias, mas isso é pano para outras núpcias (´tou com uns provérbios muita giros…está a compreender qual é o ponto, não é Ricardo??).

As fotos estão disponíveis no meu fotoblog “SUPERFOTOS”.

Um abraço,

PS. Não esquecer que Sábado há actividade marcial. Ouvi dizer que existe aí uma nova associação karatekas de karate que está a promover grandes eventos marciais.
Se calhar vou passar por lá…se calhar…

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi igualmente bom para mim revê-los, e quero agradecer-te a dica em relação ao " No Touch ".
Tenho praticado com mais fé...e os resultados são cada vez mais notórios.
obrigado mais uma vez
Rui GP

Anónimo disse...

Adoreio o treino de kyusho no Domingo já me sinto um pouco masoquista... quero é levar mais para perceber!

Um abraço e até breve

Anónimo disse...

Bom realmente a dinâmica de grupo tem sido excelente estão todos de Parabéns, incluindo aqueles que fingem que eu consigo KO´s!
Ricardo Gama

Anónimo disse...

Excelente treino de Kyusho. O Ricardo Gama é um "senhor". Bom ambiente de treino e excelente dinâmica. Fica alguma água na boca para mais... (depois de passar a dor de carola!).
O meu pessoal gostou imenso...
"keep up the good work!"

Anónimo disse...

Ainda bem que pudeste aparecer no treino da nova Associação. Os gajos são uns porreiros, e sempre tiveram a oportunidade de aprender umas variantes das bunkai dos kata "kyoshianas".
Obrigado,