quarta-feira, outubro 11, 2006

BIG ESTÁGIO

Blogonovela (Parte 8)
Bem, quase em tons de finalização desta blogonovela resta-me fazer uma pequena análise de como se estava e como se está.
Uma coisa é certa, antigamente mal víamos o profeta, mas depois de alguns de nós se terem revoltado, passou a ver-se mais o profeta…
Pois se num passado recente ele mal descia para visitar os seus fiéis, muitas vezes nem tinha conhecimento deles. Agora é o profeta que os procura para ministrar os seus ensinamentos, no fundo há que ver as coisas pela positiva… Apesar de sermos os maus da fita, no fundo viemos a proporcionar a toda a comunidade mais missas e mais atenção por parte do profeta.
Da minha parte apenas posso dizer que o ano passado apenas vi 3 missas…


Mais uma vez lá vesti o meu Gi Ninja e fui visitar a rapaziada do Kempo.
Realizou-se um Big estágio com vários mestres de Kempo e “Ju-jetsu” (eu sei que se escreve Jutsu).
Mais uma vez tive o privilégio de treinar com o Professor James Muro, um senhor que domina “bués” de várias artes.

Gostei também de treinar com os mestres:
John Masculine
Richard Buchan
Robert Obertries
Henrik Nielsen
Neill Hourston (o amigo do Tiago)

E isto tudo por 20 euros, quase de borla, que afinal foi quase grátis.

Depois de ter treinado com vários mestres de Karate de 2ª classe (segundo certo tipo e determinado numero de pessoas) mais uma vez cheguei à conclusão de que de uma maneira ou de outra, todos nós partilhamos princípios e conceitos idênticos.

Muito obrigado pela calorosa recepção da parte do Sensei Pedro Porém.

Mais uma vez foi bastante gratificante treinar com todos estes grandes mestres.
Creio que a participação neste tipo de eventos é bastante benéfica, pois desta forma poderemos tirar ideias e conceitos, de forma a poder aplicar na nossa arte marcial. No entanto, creio que isto só será benéfico, quando se tem um nível médio e um bom conhecimento daquilo que fazemos. Se não tivermos essas bases poderemos cair no erro de deambular de conceito em conceito e como dizem os nuestros hermanos: “aluno de mucho maestro de nada”.

Claro que já estou a ouvir algumas vozes a dizer:

- Este gajo continua o mesmo “quardado”, na realidade não mudou.

Ao que eu respondo: treinem, treinem (outra vez não).

As graduações não são importantes (aqueles que dizem isto são no mínimo cintos negros), certo?
Para se apanhar alguma coisa de útil em estágios de outros estilos tem que se ter uma boa base de conhecimentos, se não, o que se andará a aprender é a andar à porrada.

E isto foi o que eu acho que aprendi neste encontro, pois em determinado momento em que pedi um esclarecimento ao mestre Muro, ele prontamente me explicou. No entanto antes de avançar em pormenores questionou-me: “This makes sense to you?” ao que respondi: “Now it makes” e ele continuou…

Em jeito de finalização…

Vou fechar a loja durante uns tempos, vou apenas garantir os serviços mínimos (leia-se as minhas aulas) pois devido ao avançado estado de “barriguês” da minha senhora, vou dar apoio aqui em casa.
No entanto fica aqui uma dica: Chinna com o Mestre Yang, para aqueles que tiverem oportunidade e horário é uma actividade a não perder, e eu?

Vou ficar a roer-me por não ir, porque outros valores morais se elevam.

Pensem nisto: “Hoje, muitas pessoas consideram o conhecimento como um bem a ser empacotado, comercializado e vendido. O seu interesse não é em benefício do espírito de outros, mas do próprio bolso.”

Vejam este blog, este pessoal não pode ver nada.
http://kyushopt.blogspot.com

2 comentários:

Anónimo disse...

É dificil perceber um texto de Krishnamurti se ainda nao conseguimos escrever o nosso nome...

Anónimo disse...

You have a great site here on karate movie. I also run a karate movie site that you and your visitors may find interesting.