domingo, julho 23, 2006

ÚLTIMA ACTIVIDADE DA ÉPOCA

Pois é…

Depois de aulas e treinos semanais, na sexta-feira acordei às 6.00 da manhã e lá me dirigi a São João da Caparica para fazer um treino de Chi Kung ao ar livre, às 07h30 com o meu amigo Sérgio Repas. Apesar de já ter experimentado práticas posturais era a primeira vez que iria fazer uma aula de Chi Kung e o mesmo se aplicava ao meu amigo Sérgio Repas.

O instrutor era o Pedro Rodrigues, um amigo dos tempos de Liceu e instrutor da Yang Martial Arts Association (YMAA). Praticámos uma forma do desporto dos 5 animais (a águia) e apesar de andarmos aos papéis acho que me safei. O Sérgio optou pela forma da “galinha”. Depois de meia hora de treino com uma classe de alunos com uma média de idades a rondar os 40, lá fizemos um pequeno intervalo para o pequeno-almoço onde optámos por pôr a conversa em dia uma vez que já não nos víamos há muitos anos.

Seguidamente lá seguimos para o treino dito marcial. A disciplina que se iria treinar era luta Chinesa, Shuai Chiao. Depois de um ligeiro aquecimento iniciámos um treino de explosão com exercícios muito interessantes que poderei aproveitar para o enriquecimento do meu Karate. De seguida passámos a exercícios técnicos a solo, simulando projecções e para acabar treinámos as quedas. Aqui sim, o meu amigo demonstrou toda a sua técnica de enrolamentos. Demonstrou a técnica do enrolamento da tartaruga e eu … sem comentários. Depois de um pequeno intervalo e uma troca de impressões sobre este estilo de luta, iniciámos o treino a dois, com a aplicação de todos os exercícios feitos anteriormente, terminando assim a sessão do dia.

O meu amigo ficou tão entusiasmado com o treino, que à noite decidiu fazer um Shaolin soccer. Claro que a fazer um salto com enrolamento, fez uma entorse no joelho, comprometendo assim o treino para o dia seguinte.

No dia seguinte lá me dirigi novamente para São João para o treino matinal de Chi Kung. O treino do dia era dedicado ao treino de técnicas de base de Shaolin, grou branco e Chin na, tudo isto dado pelo instrutor assistente Celso Barja.

O treino de Shaolin foi semelhante ao treino da técnica de base de Karate. De seguida iniciámos uma sequência de formas de combate de grou branco. Aqui é que foi a minha grande surpresa!
Estava a treinar as origens do Karate Goju Ryu, todos os conceitos estão implícitos no trabalho de base, o kamae junto do plexo solar, as defesas e os ataques de mãos.

De seguida treinámos Chin na, esta parte foi interessante pois treinamos algumas chaves de mão. Reparei em certos pormenores que pareciam ser a origem de Small Circle ju-jitsu.

Em jeito de conclusão, esta foi uma experiência MUITO enriquecedora. O espírito do grupo era muito positivo e a recepção por parte dos instrutores foi espectacular.
Os meus sinceros parabéns e votos de sucesso na organização e vidas pessoais.

Neste momento estou a preparar as minhas férias. A todos aqueles que colaboraram e participaram de uma forma activa ao longo desta época atribulada, umas boas férias, que descansem pois na próxima época novos desafios se avizinham: estágios, competições, exames de graduação e todos os objectivos a que nos propomos.

Até Setembro.

Pensamento das próximas semanas:
Quem espera sempre alcança.