domingo, maio 28, 2006

Kosho Ryu Kempo

Mais um fim de semana dedicado ás artes marciais,

Neste fim de semana a escolha foi dificil, Shito ryu com o mestre Mabuni, Kempo/Kyusho com os mestres Richard Buchan e Robert Obertres ou à ultima hora o treino de instrutores da APOGK.

Devido a compromissos já agendados optei pelo treino de Kempo, já tinha este estágio em mira há bastante tempo, além disso comprometi-me com o Sensei Pedro Porém em estar presente.

Relato de uma viagem à Capital do Kyusho:

Depois de fazer e desfazer as malas umas 10 vezes e tentar decidir qual o kimono que iria pôr, optei por vestir a minha indumentária Ninja (pronto tenho um Gi preto...podem gozar à vontade).

À entrada da Arruda dos Vinhos está expressa a dimensão do Kempo na zona Oeste do país, é só ver a foto em anexo...
Mais uma vez fui recebido de braços abertos por aquela comunidade Kempoka, que é apenas o grupo que mais eventos internacionais organiza em termos de artes marciais.
É engraçado... quem diria que eu iria andar de Gi preto acompanhado pelo meu amigo marcial por estes bailaricos, só faltava o Sifu/Sensei Ricardo Gama para a troupe estar completa.

Adiante...

Depois de comprimentos e larguras aos presentes lá iniciamos o treino, um ligeiro aquecimento e técnicas típicas de kempo. O Hanshi Richard Buchan é uma pessoa com diversos conhecimentos em kyusho, no entanto não os aborda de uma forma esquematizada, estão presentes e pronto. Se calhar vai de encontro à teoria que mais vale conhecer meia dúzia bem, do que saber onde eles estão e não os saber manipular (na minha humilde opinião, o homem sabe muito).
Entre pontos e técnicas consegui arranjar mais bunkais para o meu reportório marcial. É incrivel como as artes marcias são tão diferentes mas tão iguais nos seus princípios, na sua filosofia...

Naqueles bate papo de intervalo o Shian Robert Obertres veio perguntar:
De que raça é que vocês são?
Treinam há quanto tempo?
Que idade é que têm?
Queres beber um copo...desculpem...é o entusiasmo.
Adiante...
Então não é que o rapazinho já fez Goju Ryu.
Espectáculo...as voltas que o mundo dá.

Bem, para aqueles que não foram ("chiken") e decidiram ir ao beija mão, tirar fotografias, etc...
Aqui vai o que foi o programa das festas:
-Kosho ryu
-Kyusho
-Eskrima
-Trabalho de Ki (com pequenas demonstrações)
-Aplicação do octógono (Pá-Kuá, para os mais entendidos) em combate e defesa pessoal.

Deixo desde já o meu agradecimento ao amigo Sensei Pedro Porém por me ter permitido participar neste evento. Esta experiência enriqueceu-me bastante, como artista marcial e principalmente como ser humano. Desejo-lhe os melhores sucessos pessoais e marciais e que os laços entre kempokas e karatekas cada vez mais se estreitem.

Arigato Gozaimashita.

Peço imensa desculpa por não ter estado no treino de instrutores da APOGK. Acredito que tenha perdido um bom treino com o meu Instrutor Chefe Sensei Jorge Monteiro, mas marcar treinos de uma semana para a outra não dá, todos nós temos compromissos. Fica certamente para o proximo mês.

Quanto ao pensamento da semana,

The true is what we feel.
Hanshi Richard Buchan

Sem comentários: