segunda-feira, março 27, 2006

Campeonato Regional da APOGK

Mais uma semana com as costas feitas num oito…

Este fim-de-semana realizou-se o Campeonato Regional da APOGK e com a humilde participação de 4 alunos, o Ginásio Clube da Amadora lá se fez representar.

Para alguns dos meus alunos, dado ser a sua primeira participação, os resultados foram bem bons. Três terceiros lugares e um segundo lugar. Os meus sinceros parabéns, estes resultados foram fruto do trabalho e sacrifício de cada um.

Apesar de não poder estar presente, foram alguns os comentários a constatar que as presenças ficaram muito aquém das ocorridas nos anos anteriores.

Será que a febre da não presença se está a propagar também à competição?

Ou será que o pessoal está com medo da gripe das aves?

Enfim… cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

Mudando de assunto, no que diz respeito à participação neste espaço de escárnio e mal-dizer, fiquei muito contente pela postagem do perlbuda.

Afinal não sou só eu que vejo isto :-))) !!!!

Quando criei este espaço, foi para partilhar as minhas alegrias e as minhas mágoas em relação ao Universo Marcial e se aqui não faço críticas mais contundentes é porque as devo fazer noutras esferas.

No entanto, se as pessoas acharem que devem fazer criticas à nossa (des)organização neste espaço, utilizem o mesmo como um fórum de discussão, saudável, mordaz e irreverente nunca nos deixando cair em terreiros de “xunguice”.

Já agora o pensamento da semana:

“Que acontece ao buraco depois do queijo ter sido comido?”

Bertolt Brecht

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais os meus sinceros parabéns pela participação! Mais do que os prémios é a coragem que esses 4 jovens tiveram em treinar afincadamente para participar! A semana passada li um artigo muito interessante sobre a desistência em desportos de competição, nomeadamente em desportos que os sucessos acontecem cedo, como a natação... Após ler dei graças a deus que o Karate consegue oferecer um futuro para além da competição aos nossos jovens. Além de passar a dar mais algum valor ao jovens que hoje em dia se esforçam fazendo mais de 300km para vir a uma prova.

Da prova, na qual tb não estive devido a afazeres pessoais, ouvi duas coisas que me preocuparam: a segurança nas imediações do espaço e a notória falta de conhecimentos na avaliação de kumite.

Quanto à primeira a responsabilidade passa pela organização, mas não só! Passa também pelas entidades locais e pela nossa polícia que me parece cada dia mais relaxada! Não culpo os policiais individualmente, mas o sistema que os oprime.

Quanto à segunda é pena que numa associação com tanta gente de valor, além de uns poucos samaritanos - considerados como aves raras - ninguém se preocupa com a aprendizagem das regras simples que regem a competição. É de lamentar a falta de comperência em acções de formação, e mais do que isso o modo passivo com que encaram aquelas em que participam. Usualmente as mensagens entram a 100 e saiem a 200. Tal como no Karate na arbitragem é necessário ouvir, compreender, assimilar, treinar ... treinar ... treinar ... e corrigir, corrigir sempre!